sexta-feira, 29 de maio de 2015

Economia Circular

A economia circular estimula as organizações e indivíduos a adotar novas práticas e ideias e a repensar o modelo econômico atual adotando um novo modelo que considera o impacto social e ambiental e onde produtos e sistemas são utilizados de forma cíclica, inspirados na própria natureza.
Possuímos uma economia hoje cujo término de um produto em toda a sua cadeia é quando ele não é mais utilizado, ou seja, jogado fora. Realizado pela parceria entre a Fundação Ellen McArthur e  a consultoria McKinsey & Company, o relatório intitulado Towards the Circular Economy calcula uma oportunidade em torno de US$ 380 bilhões na Europa para negócios que queiram investir dentro do modelo da economia circular.
Mas por que é tão importante?
O crescimento populacional, às inovações tecnológicas, a exaustão dos recursos naturais e a escassez de alimentos demandam rever o modelo econômico que o planeta utiliza quanto à produção e ao consumo.
Além disso, a oportunidade gerada em todo o ciclo de consumo pode proporcionar mais empregos de maneira mais distributiva por toda a cadeia.
Como começar?
Qualquer indivíduo ou negócio pode começar em repensando e reinventado seus processos de produção. Sustentabilidade ambiental, reciclagem, análises de impacto social são algumas das iniciativas. Investimentos em novas tecnologias e a aplicação de conceitos como o de Lean Manufactoring também podem reduzir o consumo de recursos, mantendo a quantidade e a qualidade da produção. A realização de auditoria social e de iniciativas que diminuam a locomoção dos trabalhadores também podem ser consideradas. Incentivos às pesquisas e ao desenvolvimento de negócios em toda a cadeia do produto, desde sua produção a sua reutilização.
Não basta pensar somente na comercialização, é preciso pensar a utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário