quinta-feira, 12 de março de 2009

Meditação

Cristão

Meditação:
Por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido? (Rute 1:21)Pensamento:
Dê um passo atrás e observe o Senhor transformar a confusão em maravilhas gloriosas.Complicações da VidaRute 1:15-22.Quando encontramos Noemi nas Escrituras, vemos que sua vida era cheia de problemas. Ela e seu esposo saíram para habitar em Moabe, em busca de comida durante uma época de fome. Enquanto estavam naquela terra, seus dois filhos casaram com mulheres moabitas e a vida era boa, até que seu marido e os dois filhos morreram; e ela viúva não podia sair daquela terra estranha.Embora honesta a respeito de sua dor, Noemi obviamente sabia quem estava no controle: "O SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido" (Rute 1:21).A palavra hebraica para "Todo-Poderoso" (Shaddai) indica a suficiência de Deus para qualquer situação. A palavra "SENHOR" (YAHWEH) refere-se à Sua fidelidade como o Deus amoroso que cumpre a Sua aliança.
Eu gosto como Noemi junto estas duas palavras. Em meio às suas queixas, ela nunca esqueceu que seu Deus era um Deus capaz e fiel. E, sem dúvida, Ele provou Sua capacidade em libertá-la e Sua fidelidade ao cuidar dela até o fim.Se parece que não há saída para o seu desespero, lembre-se que o Deus de Noemi também é o seu Deus. E Ele é especialista em lidar com nossos problemas e obter resultados gloriosos e bons. Felizmente, Ele é ambas as coisas: capaz e fiel. Assim, quando a sua vida estiver complicada, lembre-se quem o seu Deus é!


Patrícia Bastos
Serva do Senhor Jesus, Pregadora da Palavra,
Trabalha com dança junto aos adolescentes e
Amiga Especial.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Gestão de Processos: Uma Ferramenta de Mudanças nas Organizações

Administração - Processos

Gestão de Processos: Uma Ferramenta de Mudanças nas Organizações
O impacto das mudanças sociais no desempenho dos negócios e no ambiente organizacional tem sido especialmente discutido nesta última década.As constantes transformações do mundo atual exigem das organizações a capacidade de mudarem e de se adaptarem rapidamente às inovações, a fim de atender às expectativas de um mercado cada vez mais competitivo.

As organizações conhecidas como familiares ou tradicionais sofrem com o grave problema da departamentalização ou setorização, dificultando o contato interdepartamental e interfuncional, tornando-as ineficazes, quando é necessária uma maior dinâmica na coordenação com maior rapidez de informação e realimentação por parte de suas estruturas. Assim, essa organização tradicional, que era vista como sólida e permanente, é substituída por relações de alianças, parcerias e participações, que são estabelecidas de acordo com suas necessidades, baseadas em objetivos, políticas e estratégias comuns e trabalho em equipe.

A escolha das técnicas e ferramentas adequadas é essencial para que as empresas consigam realizar as mudanças na velocidade necessária, sem perder o foco do negócio.É preciso que a sua estrutura, os seus objetivos e os seus processos estejam em constante reavaliação, pois pode proporcionar modelos organizacionais mais práticos e ágeis.A Gestão de Processos como ferramenta de apoio ao planejamento estratégico, aperfeiçoamento e tomada de decisão. As organizações se mantêm flexíveis, inovadoras e organizadas, otimizando recursos, agregando valores aos produtos e aos serviços e garantindo a sustentabilidade organizacional.

Daniel Vieira Baptista
Administrador da Prefeitura
da Cidade do Rio de Janeiro
Especialista em Gestão de Saúde
e Administração Hospitalar e
Especialista em Gestão em Sistema
de Administração Pública.
Atuante na área de Gestão de processos.